sexta-feira, 14 de junho de 2013

Forte dos Reis Magos


Oiie pessoal!

Como eu não fui para a aula campo de Recife e Olinda :( , não tem como eu postar o Diário de Bordo, então tenho que postar sobre dois pontos históricos daqui de natal. O primeiro que vou postar é esse, sobre o Forte dos Reis Magos.

fortaleza foi o marco inicial da cidade e recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598dia de Reis pelo calendário católico. Ela se encontra hoje com 415 anos de existência.


Lá no forte, existe o Marco original trazido de Lisboa para cá, que saiu de lá no dia 10 de maio de 1501 e chegou aqui no Brasil no dia 7 de agosto do mesmo ano.  Hoje ela tem 511 anos de existência.

Quando os indígenas que habitavam aquela área em que estava a pedra a viram, acharam que ela era uma pedra sagrada, pois nela está esculpida a Cruz de Maldo e o Brasão da Coroa de Portugal. Pouco tempo depois, os indígenas criaram lendas sobre o marco. E a lenda que mais se destacou foi a Lenda do Casamento: quando um casal se índios queria fazer sua união (casar), eles iam pra frente da pedra, se ajoelhavam diante dela, davam 3 cabeçadas nela e davam 3 voltas para a direita e o casamento estava realizado. E quando eles queriam o "divórcio", eles faziam ao contrário: iam para de trás da pedra, davam 3 cabeçadas e 3 voltas para a esquerda.


Capela: 





Passagem Secreta: caso a fortaleza fosse invadida, apenas o capitão teria acesso à esse espaço e ao final dela teriam pequenos barcos onde ele poderia fugir.


O forte possui 13 metros de altura e dando a volta nele todo dá 2.804 metros. Do farol verde (que está onde termina as pedras) pra esquerda é o rio Potengi e dele para a direita é mar aberto.


Caminho para o Forte: 

 

 
















Forte: 


 


 

Taxa de entrada: R$ 3,00 (estudante paga meia)
Horário de funcionamento: 8:00 h às 16:00 h




Nenhum comentário:

Postar um comentário