sábado, 7 de setembro de 2013

Reportagem - Comportamento na Adolescência

Oiie gente! Aqui vai a nossa reportagem de português meio atrasadinha, mas ta valendo. Bjo, espero que gostem! ;*

Comportamento na Adolescência

A adolescência é aquela fase que nós mudamos da infância para a fase adulta com o início da puberdade (aproximadamente 12/13 anos), e ela se caracteriza por várias mudanças sendo: físicas, mentais e sociais.

Mesmo com todas as facilidades de hoje em dia, ser adolescente não é tarefa fácil. Alguns sofrem muitas mudanças nessa fase, como: individualidade, consumismo, agressividade, radicalidade, rebeldia, imprevisibilidade. Que muitas vezes são geradas por proibições dos pais, pobreza socioeconômica, violência em casa (espancamento), etc.

A importância da família nessa fase é fundamental para a construção da identidade e personalidade desses adolescentes. Uma crise familiar causa bastante impacto na formação dos mesmos.

Muitos adolescentes se perdem no mundo de hoje, passando a consumir drogas, vandalizar, serem rebeldes, maltratar os pais, irmãos e avós, alguns passam a roubar objetos por seus pais não poderem ou não querem comprar, matar outros por estarem devendo algo.

“Está sendo meio que comum aparecer nos jornais quem adolescentes assassinam seus pais por eles não os terem deixado ir para uma balada, ou por não deixarem que seu filho namorasse uma má influência.”, disse Lúcia Oliveira, 38. “Daqui a cerca de 20 anos, esses adolescentes de hoje, vão se tornar adultos, que deveriam ser um exemplo a ser seguido pelos mais novos, mas pelo que eu estou vendo, essa geração vai ser rebelde, irresponsável e vai ser muito raro encontrar um bom no meio de tantos ruins.”, segundo Maria das Dores, 41.

Nos dias de hoje, os pais são bem mais tolerantes, compreensivos, há uma maior liberdade de expressão, escolha profissional, entre outros, do que no passado. E isso pode ser uma brecha para que eles façam o que querem.

Em alguns casos a revolta nos adolescentes é causada para chamar a atenção dos pais, o que não é difícil de acontecer, exemplo: os pais trabalham muito e não dão muita importância para o filho; quando os filhos vão conversar com seus pais, eles não prestam atenção, o que deixa os adolescentes com raiva, e que de algum modo querem chamar a atenção dos pais.


“Eu acho que muitos se revoltam porque guardam as mágoas e os problemas para si mesmos e tentam resolver do seu jeito, já que ninguém os escuta, e isso acaba os deixando com raiva. O melhor seria se os pais ouvissem o que os filhos têm a dizer e prestassem atenção e até mesmo dessem conselhos para eles.”, João Pedro, 17.

Por: Ana Beatriz, Andressa Shaine, Letícia Furtado, Mariana Emilia, Mariana Simonetti e Princesa Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário